quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Em Chamas (Jogos Vorazes 2) - Suzanne Collins

Título: Em Chamas
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco 
Tradução: Alexandre D’Elia
Ano: 2011
Páginas: 416
Série: Jogos Vorazes (volume 2)

Como comentei na resenha passada, eu comi praticamente a trilogia Jogos Vorazes. O segundo livro foi tão bom quanto o primeiro, mas algumas partes não me agradaram. Quem ainda não leu o primeiro, leia, é muito legal. E pare de ler essa resenha para não estragar a surpresa, já que contém spoilers do primeiro livro.

Bom, no segundo livro Katniss se reencontra com Gale e sua rotina muda totalmente. Antes sua vida era sobreviver a fome e sustentar a família. Agora ela tem estabilidade e não precisa caçar na floresta. Tudo por conta de ter ganho junto com Peeta os Jogos Vorazes. Mas agora terá um novo Jogos Vorazes, e esses personagens vão ter uma grande surpresa.

Como apenas uma pessoa deveria ganhar os Jogos Vorazes, e Katniss, meio que burlou essa regra para ela e Peeta ganharem, isso criou uma certa inimizade dela com o Presidente de Capitol. Então, em meios a eventos, festas que eles participam como vencedores do último Jogos Vorazes, Katniss descobre que a vida dela inteira será um jogo e será controlada pelo Capitol.

Katniss nunca se declara muito contra a Capitol, nem mesmo no primeiro livro, ela é meio que medrosa com tudo. Principalmente em relação a seu 'futuro romântico'. Ela é praticamente contra o amor, pelo menos ela tenta, mas todos percebem por quais pessoas Katniss vive.

Enfim, esse livro não tem muitooo a ação e angustia dos Jogos Vorazes (vol.1), como algo primitivo e sangrento. Mas tem sim um clima tenso por conta do controle de Capitol em tudo, prin.cipalmente na vida de Katniss

Você percebe nesse livro que existem diferentes reações a ditadura. Existem pessoas que contornam a situação, tentando "quebrar" regras mas sem reclamar muito, as pessoas que se rebelam totalmente (claro) e as pessoas que passam tanto tempo vivendo nessa ditadura que estão conformadas com ela, morrendo de medo de qualquer mudança. No começo você acha, ninguém rico reclama, depois você vai percebendo o impacto disso na vida de todos, seja pobre ou rico, e o que as pessoas utilizam de "escape" dessa realidade. Você conhece mais dos personagens nesse livro. É muito interessante.

O que eu  não gostei (minha opinião pessoal) foi principalmente esse medo de Katniss, e essa enrolação nas partes do triângulo amoroso dela, Gale e Peeta. Mas o livro é igualmente legal, a série toda (em pouco tempo já coloco a resenha do terceiro e último livro) é ótima, muito original e emocionante. Eu super recomendo!

14 comentários:

£ädÿ disse...

pra mim Em Chamas foi o melhor livro da trilogia. É o que a gente tem noção do tamanho do impacto que a capital causa, é onde a gente começa a desvendar os primeiros passos de uma revolução, e é onde a arena e os jogos estão mais mortais e ferozes do que nunca. gostei mais principalmente porque não existem momentos de respiro. No primeiro e no último livros, você tem o começo calmo e depois pega no tranco. Não nesse. Começa e termina com porrada haha! AMEI.

Raphaela disse...

Fefa,

Eu gostei bastante de Em Chamas, mas eu li tranquila, mas o final apesar de ter sido gritante, eu consegui ficar calma! é muito intenso, e a Suzanne conseguiu manter o ritmo nesse livro. Pena que nao no proximo.

Beijokas! :*

Raphaela
Equalize da Leitura {http://equalizedaleitura.blogspot.com/}
@EqualizeLeitura

Entre Fatos & Livros disse...

Ontem bem na hora que eu deixei meu comentário aqui, a net caiu. Acho que nem chegou a processar, então vou comentar novamente.

Eu ainda não li nenhum livro dessa série. Quero mto! Sempre leio ótimas resenhas de Jogos Vorazes. Estou esperando comprar por um bom preço e ter tempo para ler.

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Bruna disse...

O livro parece ser bom,
Beijos
isbrunadreams.blogspot.com

palavrasdeumlivro disse...

Eu gostei muito de Em Chamas, acho que ele mantém o mesmo excelente nível de Jogos Vorazes e achei ele bem intenso, e o final foi simplesmente um tapa na cara na minha cara haha.
Bjs

http://palavrasdeumlivro.blogspot.com/

Thaís Cavalcante disse...

Minha série de livros preferida! *O*

Ótima resenha!

Bom, desculpa estar mandando este comentário, mas é que com esta mudança do GFC, acabou sumindo meu gadget antigo e gostaria muito que você me seguisse novamente para não perdermos os contato, o que acha? (:

Um beijão,
Pronome Interrogativo.
http://www.pronomeinterrogativo.com

Pollyanna disse...

Oi Fefa.
Ainda não li este livro, mais sua resenha me deixou com vontade. Já vi falar dessa série mais ainda não tinha lido nenhuma resenha. Gostei.
Passa lá no blog, tem post novo, falando do livo O verão e a cidade.
Te espero lá.
http://pollymomentos.blogspot.com/

Luara Cardoso disse...

Ainda não li o primeiro livro, então fiquei totalmente perdida na sua resenha.
Mas mesmo assim, estou doida pra ler essa série. *-*

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Aline Gasparini disse...

Ah, confesso que estou enrolando para ler esse livro, na verdade não sei nem bem ao certo porque. Espero realmente não me decepcionar. Enfim, ótima resenha :D

Beijos&beijos
Book is life

Nanda disse...

Ei Fê,

Eu gostei mais de Em chamas, é meu preferido da trilogia rs. Eu gosto do triângulo amoro, gosto da protagonista e dos desdobramentos... hummm acho que não tem nada que eu não goste. Só de algumas coisas que aconteceram no 3 que ainda não acredito kkkk

bjos

Alinne disse...

Fê acredita que eu ainda não li nenhum livro dessa trilogia? Pois é, estou aguardando uma oportunidade para comprar. Imagino que deve ser muito bom e viciante! Não vejo a hora de poder ler!
Parabéns pela resenha.
Beijos.

http://booksedesenhos.blogspot.com

Laerte disse...

Estou lendo esse livro nesse momento, muito bom. Perfeita continuação do primeiro livro, assim como você só não estou gostando da enrolação de Katniss. Mas está bom o livro! Estou ansioso para ler ogo A ESPERANÇA. Beijos Fernanda!

Laerte Lopes
www.meninadabahia.com.br

Raquel Machado disse...

Oi flor,
Eu li jogos vorazes e digo com todas as letras que foi um dos melhores livros que eu já li esse ano..rsrs..agora sobre o segundo nem sei o que esperar porque tanta coisa aconteceu no primeiro rsrs...vamos ter a parte da ditadura da capital nele então...sabe que não acho a Katniss medrosa só um pouco indecisa as vezes...rsrs...e parece que ela vai piorar eheheh..mesmo assim isso não e 5% da história toda e tenho certeza que vou amar o segundo livro.
Bjkss
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com/

Giil Almeida disse...

Oi Fê!
Assim que terminei de ler "Jogos Vorazes" fui correndo ler "Em Chamas". As pessoas que já leram a trilogia costumam me dizer que esse é o favorito delas, outros preferem o terceiro. E o seu?
Ainda não terminei a trilogia, espero conclui-la em breve!

Bjos,
Verbologia Pink

Postar um comentário