sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Jogos Vorazes 1 - Suzanne Collins

Título: Rocco
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Tradução: Alexandre D'Elia
Ano: 2010
Número de páginas: 400

Bom, queria muito ler a série Jogos Vorazes, muito mesmo. Via muitos comentários em vários blogs e por gostar desse gênero "futurista" resolvi ler rápido essa série. Estava com uma expectativa muito alta, e o que aconteceu? Eu devorei o livro em uma semana e não me decepcionei.

Vamos entrar nesse mundo dos Jogos Vorazes. O mundo claro, não é mais o mesmo, e tudo gira em torno do país Panem. Panem tem vários distritos ao redor de Capitol. Capitol controla tudo e é claro, é a cidade mais rica. Mas é um tipo de ditadura, Capitol controla a comida, a moradia, as pessoas, o que elas podem fazer e falar. Quem mora lá está muito feliz, tem tudo, prédios lindos, se vestem bem, comem bem. Os distritos em volta produzem tudo o que Capitol precisa e só recebe o que eles "merecem". Então existem distritos em que as pessoas trabalham muito e recebem pouco, portanto são pobres.

O distrito 12 é um dos mais pobres, pessoas morrem de fome e eles possuem só 2 horas de energia por noite, e é onde vive Katniss, que junto com Gale, ignora as regras de sair dos limites do distritos, para caçar na floresta que rodeia o distrito para sustentarem suas famílias. Katniss e Gale são bem parecidos. Ambos sustentam sua família pois seus pais morrera e ambos tem um certo ódio de Capitol que eles mantem trancados até que estejam na floresta, longe de outros ouvidos.

Bom, para lembrar a esses distritos que Capitol é que manda, existe os Jogos Vorazes uma vez ao ano, quando "sorteiam" uma menina e um menino de cada distrito, de 12 a 18 anos. Essas crianças são jogadas em um campo, com o objetivo de matar todos e ser o último a viver. E quem sobrevive aos Jogos Vorazes ganham quantias de dinheiro e seu distrito ganha alimentos por um ano. E tudo é filmado e televisado a todos como um reality show.

Eis que Prim, e uma menina de 12 anos, irmã da Katniss é sorteada. E por isso, Katniss se voluntaria a ir no lugar da irmã, algo muito raro em seu distrito. E é sorteado junto com ela Peeta, um menino que Katniss tem uma dívida, por salvar sua vida. E então, os Jogos Vorazes começam, e cada um tem uma estratégia e talento.

Lógico que tem mais detalhes, já que é um mundo novo com várias regras e tecnlogias. Mas acho que deu para ter uma ideia sobre como é a estória.

O que tem nesse livro: violência, amor, amizade e politicagem. Me vi comparando com a série Feios (que eu gosto muito) e achei que os Jogos Vorazes é melhor (pelo menos por enquanto)! Eu achei mais real, primitivo e tenso que a sociedade criada por Feios. Eu fiquei até altas horas lendo, pois perdia o sono de tanta curiosidade. Isso não acontecia faz muito tempo. E na mesma hora que terminei o primeiro livro já comecei a ler o segundo e com certeza vou ler o terceiro direto também. Achei muito bem estruturado, os personagens são interessantes e não ficou cansativo em nenhuma parte.

Enfim, nem preciso falar que eu recomendo totalmente, e quem que ler, corre pois em março já sai o filme (que já estou louca para ver). Espero que gostem.

9 comentários:

Aline Gasparini disse...

Ah, li Jogos Vorazes um tempinho atrás porem ainda não consegui fazer a resenha. Realmente o livro é muito bom, mas não achei ele tão extraordinário como todo mundo fala. Sou do contra 'Haha. Enfim, adorei a resenha.

Beijos&beijos
Book is life

Nanda disse...

Oi Fê,

Eu amo a trilogia, não vejo a hora de assistir ao filme. Que bom que vc gostou, sempre que alguém começa a resenha falando que tinha expectativa alta fico com medo de falar que não gostou hehe.

bjos

Bruno Miranda disse...

Resenha beeem explicadinha, agora entendi direitinho como funciona tudo! :D Quero muuuuuito ler o livro, acho que é o que mais quero no momento, deve ser muito bom mesmo. ^^ Beijos.

@minha_estante - Minha Estante

Luara Cardoso disse...

Ta aí um livro que eu quero muito ler. Uma pena que faça parte de uma trilogia. Não tenho dinheiro para entrar de cabeça em nenhum livro com continuação agora. :/

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Débora disse...

Aiiii, quero mto ler esse livro antes do filme, mas nem sequer o comprei! Mas só vi comentários bons até agora... espero não me decepcionar quando ler pq a expectativa é alta!
Bjos
Débora
Introducing you a Book

­Nanda disse...

Oiiii *-* aaaaaah! rs
Eu ia comprar o box numa promo de pré-lançamentos que tava no submarino, mas não consegui imprimir o boleto a tempo do vencimento ): Agora to desesperada, kkkkk. Preciso muito ler essa série logo *-* E sua resenha me deixou com mais vontade ainda! Até mesmo porque também tenho os dois primeiros da série Feios pra ler e ainda não consegui! Bom saber que tbm é bom, haha '

Beijos, Nanda
www.julguepelacapa.blogspot.com

palavrasdeumlivro disse...

Oi, amei a sua resenha, já li o livro e concordo com capa palavra que você disse, amo a trilogia. E eu também perdia o sono de tanta curiosidade quando estava lendo esse livro, fiquei até assustada no começo haha.
Bjs

http://palavrasdeumlivro.blogspot.com/

Eduarda Menezes disse...

Oi Fefa,
Eu também não estava no grupo das primeiras que lera o livro - li no comecinho de janeiro desse ano - então também via um monte de resenhas positivas e ficava morrendo de vontade de conhecer a história!
O livro não decepciona, é mesmo espetacular! Difícil não gostar de uma narrativa tão envolvente! Infelizmente ainda não peguei o 2º pra ler, mas pretendo fazer em breve! Tenho certeza de que o nível não irá cair - assim espero!
Beijos!

Neyla Suzart disse...

Oi Fefa!
Acredita que ainda não li Jogos Vorazes? Ouço falar super bem, já li inúmeras resenhas, mas ainda não tive oportunidade de ler. Espero poder fazer isso logo :)
Seguindo seu blog. Passa no meu?
Bjoo ;*
http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com/

Postar um comentário