terça-feira, fevereiro 07, 2012

Um dia - David Nicholls

Título: Um dia - Vinte anos, duas pessoas
Editora: Intrínseca
Autor: David Nicholls

Tradução: Claudio Carina
Ano: 2011
Número de páginas: 416

Essa resenha eu demorei para escrever. Pois o livro a gente demora para digerir, e superar. Mas calma, não digo superar porque foi ruim, superar por você realmente entrar na história! Foi assim comigo, pelo menos.

O livro conta a história de Dexter e Emma. Dois colegas de faculdades que se conhecerem na formatura, e que depois disso se tornaram grandes amigos. Bom, o livro tem uma estrutura diferente, ele conta a história de somente um dia do ano, 15 de julho. Então, você lê o capítulo do dia 15 de julho de 1993 e ai no próximo capítulo vai ser 15 de julho de 1994, e você não sabe ao certo o que exatamente aconteceu ao longo do ano, porque você só sabe o que acontece naquele dia em especial. Pode parecer que vai confundir você, mas conforme as pessoas vão "lembrando", você vai entendendo o que aconteceu ao longo do ano. O problema é a curiosidade que mata quando um dia acaba emocionante.

Bom, o que eu não gostei é o Dexter não enxergar o que esta na frente dele, e a Emma deixar chegar tão longe um relacionamento em que ela não sente paixão. E achei que algumas horas enrolava um pouco. Bom, mas não vou falar mais nada para não conter spoilers. O diferencial desse livro, é que parece que é a história mais real. Uma história de amor, amizade e até de superação. E o que acontece é algo totalmente real! Quer dizer, não é uma história em que o cara chega de cavalo branco, ou move mundos para provar o amor. Mas por muito tempo a pessoa não admite que está apaixonada, e é o que acontece na vida real.

Tem uma parte, que eu vi que realmente é aquilo que todos fazem (ok, só vou falar uma palavra "labirinto"), as pessoas escondem seus sentimentos, uma das outras, com medo de se expor e com medo da rejeição. Poucas entregam logo de cara e gritam "Eu te amo" (Lembrei do Junior Marson). E mesmo em um relacionamento cheio de amor, do tipo a cara-metade, não existe perfeição. Não existe o "Felizes para Sempre!". Existe os momentos felizes e os tristes e o amor sempre.

To meio romântica nessa resenha. É que esse livro é o mais próximo da realidade que qualquer outro que eu vi de histórias de amor. Chega até ser engraçado. E o livro conta 20 anos! E você vê as personagens amadurecendo, mudando seu visual, seu estilo, e até um pouco, seus valores (não vou citar nada para não ter spoilers).

Enfim, está super recomendado, você vive a história com eles, ri e chora. Eu amei.

11 comentários:

тαмуℓαηє disse...

Não tive coragem ainda para ler o livro ou ver o filme. Me contaram O FINAL! Aí já era estou com medo de mergulhar em um mar de depressão! kkkk
Bjinhu Fefa!

Glaucea Vaccari disse...

Só vejo resenhas sobre esse livro e estou muito curiosa sobre essa história. É um livro que eu PRECISO ler.
Adorei sua resenha. Tbm quero rir e chorar hehe
Bjo

Wallace disse...

Eu to louco pra ler o livro! Ele já está aqui na fila!
A sua resenha está demais, parabéns!
O livro sempre é melhor que o filme, então vou ler o livro primeiro.

Beijos
Wallace
ecolivros.com.br

Giil Almeida disse...

O filme é muito lindo,
quanto ao livro, alguns dizem que amam,
outros dizem que a leitura é muito lenta.
Mas, eu ainda quero lê-lo!
Espero ser em breve.

Bjos,
Verbologia Pink

samyra aquino disse...

Ontem mesmo o peguei na livraria e fiquei em um dilema "comprar ou não comprar, eis a questão!". hahaha No final, acabei não comprando. Não porque não me interessei pelo livro, mas porque resolvi pegar as séries completas que tenho e lê-las. Esse é um livro que me interessou muito, apesar das críticas divididas entre maravilhosas e outras não tão boas.
Gostei da tua resenha e fiquei mais ansiosa ainda para conhecer esses vinte anos da vida de Emma e Dexter.

Beijos,
@umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

@whosthanny disse...

Parabéns pela resenha, conseguiu expressar direitinho a mensagem que o livro passa. Sofri muito com o final e demorei bastante pra processar a estória, acho que não leria de novo porque seria depressão na certa.

Beijos,
http://whosthanny.com/

Entre Fatos & Livros disse...

Ola´Fefa!

Nossa, eu sou doida para ler esse livro! Todos recomendam e me parece uma história mt linda!

Gostei da estrutura da narrativa. Imagino que para curiosas, como eu, não deva ser fácil! Mas dá um gostinho todo especial.

Amei a resenha!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Nanda disse...

Ei Fê,

Este livro impressiona todo mundo, mas eu não amei como a maioria. Ou melhor, eu amei o enredo, mas não os personagens. Não gostada do Dex, nem da indecisão da Emma e o final me deixou de queixo caído rs.

Um dia ainda releio, vou estar emocionalmente preparada. hehe

bjos

Aline Gasparini disse...

Olá! Nossa jurava que já havia comentado aqui :o
Confesso que sou louca para ler esse livro desde o lançamento, sempre vi ótima criticas positivas sobre ele, e a sua resenha me deixou mais curiosa ainda.

Beijos&beijos
Book is life

Pah disse...

Oi

Ah estou louca para ler esse livro, acho que o ponto que você comentou "parecer com uma história real de amor" é o que me chama atenção nesse livro, esse fato do labirinto é tão normal, a gente sempre faz isso, o que com certeza nos envolve a narrativa. Já tenho o livro, mas me falta tempo para lê-lo, o que é muito, muito triste.

Achei o blog lindo ^^ Parabéns

Pah, Livros & Fuxicos

Pãm disse...

Olá,
Com certeza o enredo é apreciado por todos que leram a história, os personagens não foram os que eu mais gostei. Mas tenho que admitir que apesar de as vezes sentir a leitura um pouco monótoma, eu realmente gostei do livro. Alias, como não gostar né? Beijos

Pãm - Jovem Leitora
jovemleitora.blogspot.com

Postar um comentário